CAPACITAÇÃO

Militar do Parque de Material Bélico participa de encontro na ONU

Publicada em: 11/05/2012 16:44
Imprimir
Fonte: PAMB

O Capitão Especialista em Armamento Ross Bispo de Lisboa, do efetivo do Parque de Material Bélico, no Rio de Janeiro, representou a Força Aérea Brasileira em Encontro da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre  Armas Convencionais, realizado em Genebra, na Suíça, em abril. 

A FAB realizou uma apresentação sobre medidas gerais de segurança envolvendo estocagem, embalagem, transporte e armazenagem de artefatos explosivos no âmbito do Comando da Aeronáutica. Foi ressaltada a existência de militares treinados e preparados para cumprir missões de descontaminação, neutralização e destruição de artefatos explosivos, bem como agir como difusores das doutrinas de segurança aplicáveis às atividades que envolvem artefatos.

As reuniões contaram com a representação de vários países, como Argentina, Romênia, Paquistão, Israel, Peru, Austrália e Estados Unidos, além de entidades como a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa).

Vale salientar os aspectos positivos da participação do Brasil nas reuniões sobre desarmamento. As decisões tomadas geram reflexos importantes do ponto de vista operacional. Conhecer como outros países encaram questões sobre o controle e o trato com itens explosivos gera um ganho incontestável de experiência.

 

Assunto(s): , , ,